quinta-feira, 1 de julho de 2010

Monstro do Mar

Oi Pessoal... Hoje temos aqui um texto muito interessante, sobre um novo achado: um antigo monstro marinho. Leiam, vocês vão gostar.

...
Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com dentes enormes. Os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã".
Acredita-se que a baleia tinha mais de 17 metros de comprimento, e que pode ter travado intensas batalhas com outras criaturas gigantes que viviam no mar durante o período.

A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência.
Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora.

De acordo com Christian de Muizon, diretor do Museu de História Natural de Paris, a Leviatã poderia ter caçado e comido grandes criaturas marinhas como golfinhos, focas e até mesmo outras baleias. “Era um tipo de monstro do mar”, disse. “E é interessante notar que ao mesmo tempo nas mesmas águas havia outro monstro, que era um tubarão gigante de cerca de 15 metros de comprimento. É possível que eles tenham lutado.”

Os pesquisadores especulam que a Leviatã podia caçar presas grandes, de até 8 metros. A baleia capturava outros animais com sua enorme mandíbula e os destruía rapidamente com seus grandes dentes. Um fóssil do crânio da baleia,de 3 metros de comprimento, foi descoberto por pesquisadores no sul do Peru, em 2008. Um pupilo de Muizon, Olivier Lambert, estava no grupo. “Era o último dia da nossa viagem de campo quando um dos nossos colegas veio e disse que achava ter encontrado algo muito interessante”, disse Lambert. “Nós imediatamente vimos que era uma baleia muito grande e quando olhamos de perto vimos que era uma baleia cachalote gigante com dentes gigantes.” Os dentes eram mais do que duas vezes maiores em comprimento e diâmetro do que os encontrados em baleias cachalote modernas e estavam localizados na arcada inferior e também na superior. As baleias cachalote modernas têm dentes apenas em sua arcada inferior. A descoberta do crânio significa que a Leviatã não é apenas um mito.

Os pesquisadores não sabem as razões que levaram à extinção da Leviatã. Eles especulam que possíveis mudanças ambientais podem ter obrigado a criatura a mudar seus hábitos alimentares. Isso pode ter levado ao surgimento das baleias cachalote, muito mais gentis, com o nicho carnívoro sendo preenchido por baleias mais agressivas como as orcas quando as condições voltaram a mudar.

Os autores do artigo publicado na "Nature" são todos especialistas em baleias e fãs do clássico da literatura americana Moby Dick, que relata a história de uma feroz baleia cachalote branca. Eles batizaram a criatura com o nome científico de Leviathan melvillei, em homenagem ao autor do livro, Herman Melville.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/cientistas-encontram-fossil-de-baleia-que-era-monstro-do-mar.html

Muito legal né?
A gente aqui adorou!
Depois a gente volta com mais novidades.
Até logo :D