segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sítios Paleontológicos - BR

Ooi pessoal...
Sabe, a gente não para pra pensar, mas debaixo dos nossos pés está escondido muita coisa sobre a história do planeta.
São vários os achados que ajudam a contar essa história, e os lugares em que são encontrados, tornam-se um patrimônio para a ciência.

No Brasil também existem esses lugares, os sítios arqueológicos, e alguns dos principais são:

Formação Santana
(110 milhões de anos atrás, Cretáceo médio da Bacia do Araripe, CE, PE e PI)

Esse é provavelmente o mais rico depósito de vertebrados fósseis do Brasil, e um dos mais importantes do mundo, chamando atenção pelo excelente estado de preservação. É de lá que vêm os milhares de fósseis com peixes encontrados nas feiras e lojas por todo o Brasil, lembrando que o comércio de fósseis é ilegal.

A grande atração da Bacia do Araripe é um fóssil encontrado em 1991, que ao ser submetido à um microscópio eletrônico, mostrou a presença de pele, fibras musculares e possíveis vasos sanguíneos do animal. Esse é o melhor exemplar de tecido mole preservado encontrado até o momento.
Além dos dinossauros a Bacia do Araripe é rica em fósseis de peixes, tartarugas, crocodilianos, pterossauros, foraminíferos, crustáceos, gastropódes, ostracóides, bivalves e equinóides.

Formação Santa Maria
(225 milhões de anos atrás, Triássico médio a superior, Bacia do Paraná, RS)

É constituída de siltitos e sedimentos pelíticos, depositados em um ambiente com rios e lagos. Nessa região foi encontrado um dos fósseis de dinossauros mais antigos do mundo, um Staurikosaurus, encontrado em sedimentos de 225 milhões de anos.

Recentemente, expedições realizadas no Rio Grande do Sul encontraram vestígios de outros dinossauros pertencentes ao grupo dos prossaurópodes. A Formação Santa Maria é rica em fósseis de outros vertebrados tais como os Dicinodontes, Cinodontes, e vários répteis como, Prestosuchus.

Grupo Baurú
(80 milhões de anos atrás, Cretáceo superior abrangendo Bauru, SP, MG, PR, GO e MT ).

É composto pelas formações Adamantina, Marília, Caiuá, Santo Anastácio e Uberaba. O Grupo Bauru é a mais extensa sequência sedimentar de idade cretácea da América do Sul, e é constituída de arenitos e siltitos depositados em ambiente fluvial. A presença de dinossauros carnívoros é evidenciada por dentes e ovos de pequenos terópodes (Abelissaurídeos).

O Grupo Bauru apresenta também fósseis de peixes, crocodilos, tartarugas, lagartos e anfíbios. Além dos fósseis ósseos de dinossauros, já foram encontrados mais de 300 dentes, 4 ovos e muitas pegadas fósseis e os primeiros fósseis de aves da época dos dinossauros achados no Brasil.


É claro que existem muitos outros lugares, mas com o que foi encontrado nesses daí, muita história já foi contada. ;)
(Fonte: http://www.avph.com.br/brasil.htm)

- Clique aqui para mais informações.

Bem, é isso aí...
Alguém já conhece algum desses lugares??
Quem conhecer, fala aê...
Até logo :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário