domingo, 6 de junho de 2010

Continuando...

Oooi Gentee...
Então, já conversamos sobre o que era Paleontologia...
Agora faço a vocês três perguntinhas básicas...
Alguém sabe dizer o que é um Fóssil? Como ele se forma?
Alguém chuta?? Alguém sabe?? Vamos lá gente!


Os Fósse
is são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes do animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de s ua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas). Geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou planta, as chamadas partes duras, como dentes, ossos, conchas. As partes moles (vísceras, pele, etc.) preservam-se com muito mais dificuldade. Pode ocorrer também, o caso ainda mais raro de ficarem preservadas tanto as partes duras quanto as moles.
Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11.000 anos, ou seja antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas mas com menos de 11.000 anos são classificados como subfósseis.
(Fonte: http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1048&sid=129).

Como se formam os fósseis?

A Fossilização é o processo pelo qual um organismo morto tem suas estruturas preservadas. Quando um organismo morre, inicialmente ele é decomposto pelas bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica. Depois disto, o organismo pode ser imediatamente soterrado ou passar por uma série de processos – desarticulação, transporte – e só depois ser soterrado. Esse soterramento irá acontecer quando a água, ou outro agente, transportar o sedimento que irá recobrir o organismo. Depois de soterrado, o organismo irá passar por um processo chamado de diagênese, que consiste na compactação (pelo peso do sedimento) e na cimentação (o sedimento depositado sobre o organismo ou por dentro dele, através de processos químicos, se aglomera e passa a formar uma rocha sedimentar). Nestas condições, esse organismo pode ser considerado um fóssil. O processo de fossilização dura milhares de anos, e não ocorre de uma hora para outra. Além disso,as formas como fossilização ocorre pode variar.
(Fonte: http://www.ufrgs.br/paleodigital/Fossilizacao.html).


Bem, é isso aí!
Jajá tem mais informações pra vocês!
Até Breve :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário