segunda-feira, 21 de junho de 2010

Formação dos Fósseis

Boa Tarde...
Bom galera, todo mundo já sabe o que é um fóssil, mas pra que ele seja formado, é necessário um ambiente muito especial: os ambientes de sedimentação, e é sobre eles que vamos conversar hoje.
Mas antes de falar sobre esses ambientes, precisamos saber o que são rochas, e aí, alguém arrisca um palpite?

Então, rochas são quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e que constituem parte essencial da crosta terrestre. Os três grandes ambientes geológicos que geram as rochas são: Ambiente magmático, ambiente metamórfico e ambiente sedimentar. As principais diferenças entre eles são definidas em termos de pressão, temperatura e composição química.

Os ambientes sedimentares apresentam baixos valores de temperatura e pressão, composição química variável e proporcionam grandes transformações químicas, tais como a oxidação, carbonatação, hidrogenação e a hidratação. Alguns exemplos destes ambientes são: fundo oceânico, margem continental, plataforma continental, rios, praia, deserto, lago, delta, glaciar...

É nos ambientes de sedimentação que encontramos a grande maioria dos fósseis. Quando ocorre a deposição de sedimentos, se dá o enterramento de organismos que poderão originar fósseis.
Nos casos em que ocorre boa preservação das evidências orgânicas, reúnem-se geralmente quatro condições: enterramento rápido, com sedimentos finos, em ambiente marinho (há maior proteção contra os agentes atmosféricos) e existência de mais partes duras (ossos, dentes, carapaças).

Veja na figura abaixo um esquema do processo de fossilização.


Pronto, agora todo mundo já sabe o ambiente onde pode procurar fósseis, né?
Se encontrarem, é só avisar! ; )
Até já...

Nenhum comentário:

Postar um comentário